“Como você enxerga o mercado de trabalho e as oportunidades de empregos?”


Mercado de Trabalho x Oportunidades de Empregos


Está é a pergunta da semana, e eu e minha equipe viemos responder. Em primeiro lugar queria saudá-los por estarem visitando ao blog “Sonhadores” em que eu (Filipi), Francisco e Bruno elaboramos com o intuito de a cada semana colocarmos um conteúdo novo em relação aos temas propostos pelo Its, em formas de perguntas feitas por nós, e claro que também respondendo.

Pode-se dizer que está bom, pois à uma grande procura por mão de obra especializada, especialmente de aqueles que fazem proveito do curso técnico e da pós graduação, mas também se tem outros requisitos básicos para se inserir nele, uma boa ortografia, ter conhecimento de outra língua, conhecimento em informática básica principalmente o excel, word...

E também a expansão de áreas de petróleo e a construção naval para as empresas petrolíferas como a Petrobras, gerando oportunidade de empregos com mão de obra qualificada e também o aumento da necessidade de mais engenheiros, técnicos e entre outros...

Na nossa visão, o mercado de trabalho está sempre se adaptando ao mundo atual, o que era comum antigamente é das pessoas estudarem para conseguir o diploma, já pensando terem como garantia um emprego com o diploma na mão. Pois muita coisa mudou, mas ainda é comum haver pessoas que entram para a faculdade pensando que após terminá-la estarão livres de provas, trabalhos, entre outros, isto é simplesmente um decreto de morte para a carreira profissional, pois na vida profissional sempre haverá provas de superação, obstáculos a serem enfrentados e muito trabalho. Afinal hoje em dia não é o trabalho que vai atrás do profissional, e sim o profissional que deve ir em busca do trabalho.

Fonte :

http://www.juliobattisti.com.br/artigos/carreira/mercado.asp

“No que o mercado de trabalho está focado?”

Atualmente, com a expansão das áreas de petróleo e energia, há uma grande demanda de procura por geógrafos responsáveis principalmente por analisar as características da superfície terrestre de onde é extraído o petróleo, ou até mesmo o ponto de criar uma hidrelétrica para produção de energia, acompanhado também de um biólogo que ajudaria a analisar os impactos ambientais que poderiam causar, enfim, diversas funções, e isso que disse se refere ao petróleo e a energia, outro profissional também importante é o Engenheiro de Automação, um ramo em que falta mão de obra especializada, havendo então uma grande procura, responsável em completar as necessidades da empresa. Mas também não podemos esquecer que também com o aumento de construções de prédios, casas e entre outros nas grandes cidades, a engenharia civil está boa para quem quer fazer uma faculdade certeira saindo já empregado. Mas claro que isto são só alguns entre vários outros ramos que se destacam hoje em dia.


“Em que áreas o mercado está saturado?”

Áreas de muita procura podem ser consideras saturadas, pois há mais procura do que oferta, um fato polêmico é de que muitas lojas de pet shop principalmente, tem comentado que estão cada vez mais saturadas, o que explica o porque do excesso de lojas de lojas neste ramo, produtos e as indústrias de ração, e então com o aumento das indústrias que produz a ração animal, e com o preço em baixa do arroz para cães, faz com que muitos voltem a comprar este arroz barato. Vale lembrar também do mercado de enfermagem, pode parecer que não por haver aumento na saúde com a criação de vários hospitais e postos farmacêuticos, mas a falta de investimentos fez com que diminuísse a oferta do mesmo e gerando então uma grande procura, mas quando se consegue um emprego em um hospital público, o salário não é tão grande quanto se imaginava, levando com que o profissional trabalhasse em mais de um emprego. Mas isto são só alguns exemplos do Brasil, não estou apenas falando de certas regiões. Claro que também há muitas outras profissões que estão em estado de saturação. O mercado também está saturado no ramo de medicina, como médicos para fazer uma avaliação e até mesmo um tratamento, dentistas para extrair e limpar dentes, prevenir doenças bocais, veterinários para tratar e cuidar da pecuária, animais domésticos, e muitos outros que poderiam ser citados...




Mas as oportunidades variam de lugar para lugar, isto apenas foi nosso modo de visão em relação ao mercado saturado.

“Ok, mas... como anda as oportunidades de emprego, há muitas? Em que área está melhor principalmente em relação a localidade???”

Para responder a estas questões, buscamos melhor entender fazendo perguntas para o professor de logística do SENAI, e então pudemos concluir o seguinte... As áreas em que mais estão empregando pessoas, e que estão em maior investimento, são as de logística, construção naval, e construção civil que estão em alta no estado de Santa Catarina. Logística e Construção Naval estão quase que interligados, o que conseguimos entender e chegar a uma conclusão a partir do que o professor falou, o mercado em Santa Catarina que teve seus altos e baixos no consumo, está diferente neste ano que está em aumento, fazendo então com que houvessem melhorias em empresas de Itajaí, Navegantes e Imbituba, o que promete um grande salto na área, e os que entram neste investimentos são principalmente os portos, fazendo com que aumentasse a procura por profissionais no ramo, e claro, a construção de mais navios de transporte de cargas. Falando em Transporte de cargas, outra profissão entra na história, a construção naval, isto porque com o investimento estrangeiro no pré-sal, jazidas de petróleo e entre outros, estão construindo mais navios de transporte de petróleo, gás, plataformas petrolíferas, isso fez com que a procura por profissionais do ramo saltasse também, isto é bom porque trás muito lucro para o nosso estado e oportunidades de emprego.



Agora por último, a construção civil, uma cidade exemplo disto é Balneário Camboriú que esta muito a procura destes profissionais, isto podemos ver nas construções de grandes prédios com investimentos superiores a um milhão de reais, e que antes de terminar, já estão comprados não se sabe por quem, o professor nos explicou um pouco disto, com o aumento do turismo, houve a necessidade de maiores construções e de maiores investimento, e com isto, estrangeiros já os compram mesmo antes de estarem prontos. Não se sabe quem são eles, as empresas zelam por isto, mas mesmo assim, é muito bom para o mercado, afinal está havendo uma enorme procura de profissionais neste ramo, pois enquanto eles trouxerem mais investimentos para o estado, maiores investimentos serão feitos no mercado, e gerando maiores oportunidades de emprego.

Nosso Depoimento

Filipi:
Um profissional de verdade para mim, tem que dar produtividade! Não apenas ficar vendo gráficos, textos e entre outros e dizer que está bom, o mundo não para, e este mercado evolutivo também não, por isto devemos estar sempre nos preparando para novos desafios e obstáculos. E você? Está preparado?

Francisco:
Uma pessoa para ter uma boa vida profissional não necessita somente de talento, empenho, produtividade, tem que ter principalmente uma boa saúde psicológica, emocional para enfrentar os obstáculos do dia-a-dia, sem esquecer é claro da organização de suas tarefas.

Bruno:
Quem procura ter um local onde trabalhar tem de se atualizar diariamente, assim como deve saber o que já aconteceu, saber onde algo teve origem. Além de que deve estar sempre bem disposto, conhecer o seu trabalho, ter sua vida pessoal bem resolvida, procurando fazer o seu melhor e tendo sempre uma nova meta para conquistar.

Vídeos