Indústria: Vagas de Emprego Sobrando

Olá leitores, quero agradecer todos que acompanham a equipe Sonhadores durante suas postagens e que se não fosse vocês, nosso blog não estaria aonde está. Mas calma lá, o desafio não acabou, estamos na metade do caminho! Ai está o novo tema e boa leitura.

Falost!

Indústria: Vagas de Emprego Sobrando


Os assuntos serão...

1.“Quais são os fatores de localização da indústria?”;
2.“O que pensamos quando vem em mente o futuro profissional?”;
3.“O que ocorreu para a falta de profissionais para trabalharem na indústria?”;
4.“Crescimento da indústria em Santa Catarina”;


Para começar o texto, resolvi iniciar contando sobre a diversidade de indústrias e seus diversos tipos, para mostrar primeiramente que não há só uma indústria que fabrica e exporta, a muita coisa atrás disso.

“Quais são os fatores de localização da indústria?”

O mercado está crescendo cada vez mais, e com este crescimento, também está havendo um grande aumento de empregos, e com este crescimento, está havendo um aumento na procura por profissionais com mão de obra especializada e qualificada, matéria-prima, incentivos fiscais e tributários, infraestrutura em geral, bons fluxos viários (transportes) e entre outros...

A localização e o processo industrial de uma região podem ser explicados pelo conjunto de fatores históricos e geográficos, o processo histórico de um país é fator importante em seu desenvolvimento industrial. Por exemplo a Revolução Industrial que ocorreu em países desenvolvidos, e a industrialização tardia em países de Terceiro Mundo. Mas claro que não é apenas a questão histórica o fator para o desenvolvimento industrial de uma região, a atividade febril está diretamente relacionada com os aspectos geográficos dessa área. Como dizer não basta, mostrarei um exemplo de indústria para determinados local da região catarinense.


·Metal Mecânica – Joinville e Jaraguá do Sul;
·Segmento têxtil e vestuário – Blumenau e Brusque;
·Vale Carbonífero / Cerâmico – Criciúma e Tubarão.




Claro que são simples exemplos contra uma grande diversidade de indústrias em determinadas localizações... no Brasil, podemos encontrar vários tipos de indústrias, dentre elas se destacam 5 tipos:



·Indústria de bens de consumo não duráveis;
·Indústria de bens de consumo duráveis;
·Indústria de bens de produção;
·Indústria de bens intermediários;
·Indústria de ponta.





O conteúdo deste tópico foi extraído do liv
ro “Geografia: uma análise do espaço geográfico (3º Edição)” em que resumi para melhor entendimento.

A equipe Sonhadores esta disponibilizando abaixo slides mostrando brevemente alguns tipos de indústrias de modo que você memorize os diferentes tipos de indústrias, adotamos este estilo de apresentação para que torne mais fácil e intuitivo o entendimento do assunto proposto.



“O que pensamos quando vem em mente o futuro profissional?”


Este assunto nos faz refletir em vários aspectos, gerando várias perguntas. Onde estarei daqui alguns anos? Em que carreira? Qual minha expectativa para o futuro? Entre outras dúvidas. A equipe Sonhadores pensou bem nesses vários aspectos, e descobrimos muita coisa em relação ao mercado de trabalho na indústria, ao qual é necessário muito esforço e competência para se inserir no mesmo, não basta querer fazer metas já partindo para dentro do mercado, pois o profissional do futuro faz acontecer. Mas... acontecer o que afinal? Nós devemos traçar nossos objetivos de estudos, buscar estar perto de seu ambiente de trabalho, de sua indústria, procurar se informar sobre a localização das indústrias de sua região, mas claro, isto não é o bastante é importante também haver o interesse em buscar pesquisar sobre indústrias de outras regiões.

"Experiência não quer dizer nada. O entrevistador, muitas vezes, busca pessoas que tenham vontade de fazer acontecer" (Izabel Cortez, Diretora de recursos humanos da Microsoft).

Além disso, é importante ter senso crítico, não ter medo em procurar ajuda, e claro, capacidade de realização.

Fonte:http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/primeiro/noticias/ge110602.htm#2

“O que ocorreu para a falta de profissionais para trabalharem na indústria?”

A indústria nunca precisou tanto de profissionais técnicos, enquanto o mercado cresce, falta qualificação para a grande maioria dos candidatos que buscam um emprego.
De um lado, a indústria procura por profissionais qualificados, de outro, pessoas querendo ser empregadas, afinal, o que ocorreu? Foi dito tudo... “procura por profissionais”, é isto que a indústria procura, e como há uma falta deles, surgiram então cursos técnicos voltados para a indústria, tais como a eletromecânica, construção naval e claro, construção civil.
Características de algumas áreas da indústria:

Construção Civil

O SENAI inaugurou a escola voltada para à construção civil, o que terá aulas de curso técnico de aprendizagem e de qualificação em todas as carreiras do setos. O que vem trazendo jovens com idade média de 15 anos onde mutos deles buscam uma base para uma futura carreira profissional.

“Justamente pelo aquecimento da economia, a construção civil vem se destacando na geração de empregos, deixando muitas vagas de empregos por haver um “vácuo” entre a necessidade e a disponibilidade de profissionais formados.” Salienta o presidente do sindicato da indústria da construção (Sinduscon) de Blumenau, Jorge Luiz Strehl. Para ele a formação profissional pode ser uma das formas de atração de novos profissionais para o setor.

Construção Naval

O profissional empregado nesta área é preparado para controlar e inspecionar o processo de construção naval, e tem competência para desenvolver projetos dentro das normas técnicas deste segmento da indústria pesada. Está área está em alta em Santa Catarina pelo grande investimento em exploração do petróleo e pré-sal, e o grande aumento de exportações e geração de empregos.

“Crescimento da indústria em Santa Catarina”

Em Santa Catarina o número da criação de empregos formais bate recorde, principalmente em maio, houve avanço de 0,32% comparado com o mês de abril. Sendo que o único a ficar com o saldo negativo no mercado Catarinense foi a agropecuária com -4,39%, ou seja, 2.028 desligamentos a mais que admissões. Outra área com saldo negativo é na atividade extrativa mineral que corresponde a 2 vagas a menos. Voltando ao assunto, a indústria lidera a lista com um saldo de 4.235 vagas, vindo em seguida os Serviços, Comércio e a Construção Civil.



Os subsetores da indústria que criaram mais empregos ficam nesta ordem:

Calçados _ 2%
Química, produtos farmacêuticos e veterinários _ 1,63%
Materiais de transporte _ 1,48%
Metalurgia _ 1,20%

Setores como o da borracha, couro e fumo ficaram a apresentar variação negativa de 0,83%.
E com este aumento houve previsões com mais de 309 mil vagas podendo chegar até a 320 mil, simplesmente por causa da Copa do Mundo e das eleições próximas, dois eventos estimulantes para a atividade produtiva e geração de empregos!

Fonte: http://www.economiasc.com.br/index.php?cmd=industria&id=799

Como em Itajaí a atividade predominante é a pesca, pecuária, o turismo e a indústria voltada principalmente para a agroindústria, têxtil (Brusque, Blumenau), Metalmecânica (Joinville) e assim vai, com o crescimento da indústria como dito acima “Copa do Mundo e Eleições”, estimulam a atividade produtiva e geram empregos, mas falta também gente para trabalhar neles, ou seja, mão de obra qualificada e especializada, uma se encaixa na outra, desde a localização até a mão de obra! Então para aqueles que desejam entrar para o mercado de trabalho e não sabem como, “bora” ir se qualificar e se ingressar no mercado! Mas claro, não entrem pensando em chegar lá com um cargo de gerente, é necessário tempo e muita paciência, entender a empresa sobre o que realmente ela quer, para que não precise ficar esperando chegar serviço, e sim ir já fazendo o seu trabalho naquela empresa sem ao menos o chefe mandar, faça por conta própria, ajude os colegas de trabalho, mostre serviço, mostre que sabe fazer.


Vídeos







Links Interessantes


"Momentinho Para descontrair"

Como só estou colocando conteúdo e não tem nenhuma "piadinha" ehehehe, estarei colocando uma charge para dar uma animada, pois ninguém é de ferro né! Não fala sobre vagas de emprego sobrando, e sim sobre o salário.