Diversidade de cursos + Diversidade de instituições de ensino

Olá galera, é a vez do quarto tema e o tema da semana é “Diversidade de cursos + Diversidade de instituições de ensino.” Pois então, o tema desta vez é complexo e claro, como todos interessante, fique ligado e leia a nossa conclusão sobre o tema da vez.


Diversidade de cursos + Diversidade de instituições de ensino


“Qual curso devo escolher?”

Hoje em dia existem diversos cursos para todos os gostos, habilidades e preferências, que se encaixam em diversas áreas do mercado de trabalho. Pesquisamos algumas dicas de pessoas já formadas, e que podem ajudar você a decidir qual curso cursar.

Segundo Giovanni Passarelli, 39, cardiologista, ser médico é uma questão de amor ao próximo. “Diariamente lidamos com atendimentos aos seres humanos que estão em estado grave ou não. E é ness
e cenário de fragilidade que o profissional da saúde atua. Muitas faculdades estão apenas preocupadas com lado técnico da profissão e esquecem de humanizar o estudante. Hoje o mercado valoriza muito o médico que gosta de lidar com pessoas”, disse Passarelli.

Se você se interessa por publicidade, o publicitário Antonio Freitas Galvão, 57 pode lhe ajudar, leia o que o mesmo disse. "No entanto o campo de atuação é amplo, os estudantes que se formam normalmente trabalham nas áreas de desenvolvimento de estratégias, pesquisa de mercado e promoções. Também há boas oportunidades em agências de publicidade, de promoções e eventos, merchandising, comunicação dirigida, assessoria de imprensa e marketing direto".


Muitas pessoas se identifica
m com a área da nutrição, e ela oferece muitas oportunidades de emprego no mercado de trabalho, seja em padarias, restaurantes ou em até mesmo hospitais. Segundo Marta Pacheco, 48, nutricionista. “A nutricionista determina um tipo de cardápio que supra os nutrientes necessários para cada individuo. Além disso, orienta dietas para pacientes obesos, diabéticos ou com doenças renais e supervisiona os produtos que serão utilizados na produção dos alimentos industrializados", concluiu Marta.


O MEC (Ministério da Educação) mostra claramente que a diversidade de cursos é grande, existem só no Brasil cerca de 23.304 cursos de graduação presenciais e a distância, aos quais são oferecidos por 1.907 instituições de ensino.


Fonte: http://www.profissionalizando.org/hiv-sida/499?task=view

“Bem, quais os cursos mais procurados então?”


Primeiramente preste atenção nesta dica, não se iluda por um curso só por ser TOP em matrículas, afinal como nós dos Sonhadores estamos falando constantemente escolha o curso certo, o que você se identifica, hoje em dia podemos considerar os cursos mais procurados os das áreas de Medicina, Administração, e Direito, isto só pra citar alguns, mas vale lembrar que as áreas mais procuradas são também as mais saturadas do mercado.


Mas para comprovar que o
s cursos mais procurados variam de instituição para instituição, na Fuvest, dentre os 10 cursos mais procurados, se destaca Publicidade que pode ser considerado em alta no momento e em seguida no segundo lugar vêm o curso de Oficial da Polícia Militar. Detalhe que o curso de Medicina não esta em nenhuma das colocações, confira:


1. Publicidade e Propaganda
2. Oficial da Polícia Militar
3. Jornalismo
4. Curso Superior do Audiovisual
5. Design
6. Educação Física
7. Relações Internacionais
8. Artes Cênicas
9. Fisioterapia

10. Psicologia


Então, vale a pena também buscar pelas áreas que estão em alta no momento, como Engenharia do Petróleo, Publicidade e Jornalismo, sem falar nas áreas Técnicas que estão bem em alta ultimamente.


Procure escolher o curso certo, pesquise bastante, afinal a diversidade de cursos é enorme e não é nada bom trancar o curso no meio do caminho por não haver gostado, afinal você está p
agando e tenho certeza que não quer jogar dinheiro fora não é mesmo? :)


Fonte: http://www.dicasgratisbrasil.com/quais-sao-os-cursos-mais-procurados/

Fonte: http://www.blogbrasil.com.br/cursos-de-ensino-superior-mais-procurado-no-brasil/


“E como fica as Instituições, qual a melhor para mim?”

Primeiramente é necessário ficar claro que o ensino médio é obrigatório hoje em dia para praticamente qualquer profissão, é algo que você deve ter, é algo completamente necessário para um estudante, por isso se atente bem em qual instituição cursar seu ensino médio, geralmente é os pais que escolhem nessa época, mas esteja atento.


Mas claro que isto não basta, deve haver disciplina, estudo, e muito esforço principalmente, e a escolha do ensino seja público, particular, superior e entre outros, ajudam na escolha profissional, as pessoas que optam por continuar os estudos obviamente fazem o curso superior, e os que desejam entrar rapidamente no mercado de trabalho fazem o técnico.


O MEC (Ministério da Educação) divulgou um ranking ao qual define notas para as instituições de ensino superior do Brasil, as notas variam de 0 a 500 e conceitos que vão de 1 a 5. As quatro primeiras instituições do ranking foram todas particulares, sendo três da FVG (Rio de Janeiro e São Paulo) e uma somente de Campinas, a Faculdade de Odontologia São Leopoldo. Um detalhe não muito agradável é que somente duas instituições públicas entraram no ranking dos 10 mais, as quais foram o ITA em quinto lugar e o Unifesp em sétimo lugar.


Quanto aos conceitos, o resultado ficou o seguinte, 9 instituições ficaram com conceito 1 sendo uma delas de São Paulo, a Faculdade de Desenho Industrial de Mauá, 445 obtiveram conceito 2, 852 tiveram conceito 3, 121 instituições tiveram conceito 4, e somente 21 tiveram conceito 5. Na lista participaram 1.837 instituições onde 389 ficaram sem conceito.


A diversidade de instituições é grande, o problema é que poucas são realmente boas de verdade, mas claro que seguindo o conceito anterior, uma instituição de conceito 3 já é boa. Não podemos esquecer que o fator mais importante em si é o aluno, a instituição de ensino pode ser a melhor do mundo mas você só vai sair dali um ótimo aluno se quiser, vai e depende somente e exclusivamente de você.


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,,237971,0.htm


ENTREVISTA SONHADORES


Quando vimos que o tema da semana estaria relacionado com instituições de ensino, nos veio a cabeça entrevistar o diretor de nossa instituição SENAI/SC – Itajaí, e foi isso que fizemos, confira o vídeo e ouça o que o diretor Marcos pode nos contar sobre as instituições de ensino, principalmente do SENAI ;D




DEPOIMENTOS


Francisco

Bem, para complementar o que discutimos aqui costumo sempre dizer, caso você tenha uma boa condição financeira aproveite e inicie logo seus estudos, se não tem, isso não é problema afinal se houver empenho as bolsas estão aí, o que não faltam são exemplos de pessoas que trabalham e estudam, pagando seu curso com o próprio dinheiro, as vezes percebo que estas pessoas são sempre mais interessadas em adquirir conhecimento, ai esta o diferencial delas, elas sabem o que é a vida real e o quanto é difícil conseguir o pão de cada dia. Lembre-se também que o curso que se encaixa melhor com você depende só de você, mas claro, estamos aqui para ajudar.

Filipi

A escolha de um curso superior ou um curso técnico é um fato decisivo na carreira profissional, com a vasta diversidade deles fazem com que muitos sigam o errado, o errado que quero dizer, é aquela carreira que todo mundo tem em mente de como seria, e na realidade descobre ser outra, isto pode causar perda no seus anos de vida por ter estudado em algo que não lhe interessa, o importante então é fazer algo em que você possui talento, para que faça o curso "certeiro", e se ingressar no mercado... as instituições de ensinos e os cursos estão ai, basta saber escolher o certo para você e estudar muito, pois nada é fácil.

3 comentários:

Jader disse...

Bem explicativo o assunto acima, o video tamb. da uma ideia melhor

Parabens mt bom mesmo o BLOG

Eduardo disse...

É sempre da hora quando vocês fazem as entrevistas :)

Anônimo disse...

Muito bom este tema, nos explica principalmente em que áreas podemos apostar ter melhor chance para o mercado, muito bom o conteúdo, blog, enfim, adorei!

Postar um comentário