Qual a importância de um curso superior?

Olá pessoal o tema desta semana é “Qual a importância de um curso superior” , onde abordaremos principalmente a importância, em que áreas há uma maior procura, e sobre as dúvidas que muitos tem na hora de escolher que curso fazer, a experiência vivida por quem já passou pelo curso superior e entre outros assuntos que estarão no decorrer da postagem. Bem, como quero começar logo este novo tema, ai vai.. :)

Boa leitura!
Curso Superior

Bem, curso superior é uma fase da vida em que muitos que desejam continuar seus estudos vão passar, existem diversos tipos de cursos diferentes nas faculdades, e claro que para constar deixo avisado que não existe o “melhor” curso superior, e sim um ótimo para determinada região em que você vive, ou pretende viver. Existem pessoas que estão indecisas em que curso cursar, por isto darei dicas para que você saiba realmente em que possui talento e estar fazendo algo que realmente vá gostar. Quem inicia o curso superior, obvio que esta pensando em uma vida profissional bem sucedida e uma boa estabilidade financeira, estes objetivos podem ser alcançados buscando se ingressar em uma Universidade Federal, Estadual ou até mesmo Particular, com o principal objetivo de conseguir um bom emprego e realização profissional.

Mas há certas barreiras, pois a maioria não sabe em que universidade ingressar e qual seria a melhor opção de curso... então primeiramente temos que optar pelo que temos talento e no que gostamos, para descobrir isto pode se estar fazendo testes vocacionais, que podem ajudar bastante nesta hora, e para ter a certeza do que queremos fazer, devemos iniciar o curso, afinal assim podemos então ter uma real noção de como é a rotina para tal profissão. Para a escolha da faculdade federal, estadual e particular, deve-se tomar alguns cuidados, se você for optar por uma faculdade particular, devemos pesquisar se ela é bem vista no mercado de trabalho, uma ótima faculdade é muito importante.

Fonte: http://guiadicas.net/como-descobrir-qual-faculdade-fazer/

Entendimento...

O curso superior é uma continuação dos estudos, mas há muita gente que prefere parar no ensino médio para então ir trabalhar, ou fazer cursos técnicos, ou aqueles que dão um tempo nos estudos e preferem continuar cerca de dois anos depois, mas isto varia muito, o tempo de conclusão e os valores das mensalidades variam para cada tipo de curso, e isto influência na procura do mesmo. Para se ingressar em uma universidade de ensino público superior, é necessário fazer vestibular, ou então ter sua média avaliada no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).


“Explique sobre o ENEM?”

O ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do ENEM, onde pode ser utilizado como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. Esta proposta tem como objetivo democratizar as oportunidades de acessos em vagas federais de ensino superior, e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
As universidades poderão optar por quatro possibilidades deste novo exame como um processo seletivo.

-Primeiramente como uma fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;

-Como uma primeira fase;

-Combinado com o vestibular da instituição;

-Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Fonte: http://enem.inep.gov.br/enem.php

“Ok, ok, voltando ao assunto principal, como se avalia um curso superior?”

Um curso superior pode ser avaliado de diversas maneiras, primeiramente onde se cursou a faculdade, o ensino que ela tem a oferecer e o MEC (Ministério da Educação). Depois de a pessoa escolher em que carreira seguir, aqui vai algumas dicas de se escolher uma boa faculdade, não falta ofertas de cursos, e tem preços muito variados. Mas há algumas que tem qualidade duvidosa, onde os desavisados correm o risco de gastar seu dinheiro, e claro, alguns anos de sua vida. O que o professor Fernando José Almeida, da área de pós-graduação de educação da PUC (Pontifícia Univ
ersidade Católica de São Paulo) acredita é que o melhor não é escolher uma faculdade pela profissão, e sim pela formação que ela pode lhe proporcionar.


“Analise se a escola possui produção científica, se ela participa ativamente da história do país, também se possui professores de formação consistente”
(Fernando José Almeida)

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/como-avaliar-curso-superior-381517.shtml

Na escolha de um curso superior correto, não se deixe levar pelo "modismo" profissional. Pois a percepção do mercado influência também na escolha da carreira e da trajetória profissional. Os cursos da “moda” são relacionados normalmente a tendências imediatas de mercado, que conquistam muitos dos indecisos, mas cuidado com isto, pois com a grande procura por estes cursos, no futuro isso pode gerar uma saturação no mercado.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/22102009/48/manchetes-escolher-curso-superior-ideal.html

Para aqueles que desejam se ingressar em uma faculdade, ai vai uma listagem de universidades de Santa Catarina, incluindo o local, telefone e o site.

http://www.portalbrasil.net/universidades_sc.htm

"Teste Vocacional ajuda na escolha da profissão?"

Muitas pessoas buscam o teste vocacional em busca de uma resposta para qual curso cursar. Bem, o teste não deixa de ser uma ajuda, inclusive realmente funciona com certas pessoas que são tão parecidas com a profissão escolhida que acabam se dando bem na carreira. Uma coisa é certa, não adianta você se identificar com uma certa profissão sem entender do que a mesma se trata, é necessário conhecer a rotina da carreira, mas é claro, arriscar em uma profissão que possui suas características seja em raciocínio lógico ou em habilidades físicas é sempre uma boa escolha e pode dar certo, procure sempre se informar sobre a profissão que combina com você. Caso você tenha interesse em fazer um teste vocacional, existem diversos deles na internet inclusive encontrei um muito interessante, criado por Carlos Martins ele é o teste mais utilizado hoje no mundo inteiro, confira: http://www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm



Fonte: http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,844,1822973,

“Ensino a distância... como funciona???”

Colocarei meu modo de visão sobre curso superior a distância, ele tem como objetivo ensinar o aluno através do computador em aulas assistidas, ela pode estar sendo feita por pessoas que estudam fora do país e querem estar estudando “no Brasil”, é um ensino bom para aqueles impossibilitados de sair de sua residência, ou até mesmo pessoas com pouco tempo durante o dia por estarem trabalhando. Meu ponto de vista sobre o curso superior a distância é um tanto estranho, mas que faz sentido também, como o curso a distância é algo em que só envolve prática, não havendo um sistema de parceria entre alunos e o contato entre o professor e aluno, o jovem cursando pode acabar sendo visto no mercado como um mal qualificado, não estou querendo julgar eles, este é somente meu ponto de vista, pois não há uma estrutura em que o aluno possa estar colocando em prática seus conhecimentos, assim como uma universidade que possui o campus.


Ok, explicamos vários pontos sobre o curso superior, agora é a vez da equipe deixar sua opinião sobre o assunto... O meu ponto de vista sobre ele é como uma oportunidade para aqueles que querem realmente estudar, isto estou dizendo nas federais e estaduais, e estas oportunidades não podemos deixar passar facilmente, devemos batalhar para manter e irmos ainda mais para o caminho do sucesso, vale lembrar que curso superior não é necessariamente o caminho do sucesso, e sim uma entrada para o mercado de trabalho a longo prazo, aqueles que desejam entrar rapidamente podem optar por cursos técnicos, mas se estiver afim de se aperfeiçoar mais, realmente, optem pelo curso superior, não vão para aqueles cursos da moda em que todo mundo segue, e sim para aquele que você gosta, e que esteja bom realmente para sua região onde vive, ou onde pretende viver... a escolha do curso influência na carreira profissional, aqueles que desejam continuar os estudos fazem os cursos de qualificação ou até mesmo vão para o exterior estudar, mas também quero dizer que um diploma não quer dizer muita coisa se a pessoa não tem realmente a competência que o mercado exige, basta querer ir buscar o conhecimento a qualquer custo.



DEPOIMENTOS

Marlon (Professor de História)

Hoje em dia ter um ou mais cursos superiores em seu currículo não faz muita diferença se você não for um bom profissional. Tem muitas pessoas que terminam o curso e acabam efetivando tal investimento. Mas como também tem pessoas que entram em um certo ramo profissional e vê que a única forma de crescimento dentro desta empresa é ter o nível superior completo. E acabam entrando na faculdade e concluindo o seu curso e tendo uma boa expectativa profissional em suas vidas. A escolha do melhor curso superior para cada pessoa tem que ser um processo seletivo conforme as necessidades do indivíduo e também da área de mercado existente na sua região. Muitos alunos após concluírem o seu curso, acabam ficando fora do mercado de trabalho por não estarem na cidade ou estado que mais abrange as necessidades da falta de profissionais.

Francisco

Creio que o curso superior é visado por muitos estudantes que cursam o ensino médio, é algo que realmente vai lhe ajudar a conquistar a profissão tão desejada e é um sonho para muitas pessoas de classe social baixa e sem condição de pagar uma grande faculdade ou universidade. Mas claro que não importa sua condição financeira afinal se você quer mesmo, com esforço e dedicação conseguir conquistar uma bolsa de um curso superior é plenamente possível, basta estudar e demonstrar que você quer uma carreira promissora, que você pode conquistar seu direito de estudar.

Bruno

Penso que o Ensino Superior é importante, em qualquer área, para que desenvolva uma nova linha de pensamento fora do técnico, para ampliar o conhecimento, por isso, quero cursar o Superior, apesar de ver que a maior procura é por técnicos, não acho certo desvalorizar nenhuma faculdade até porque não estudo para trabalhar em minha cidade, estudo para ter uma vida.



------

Deseja Saber mais sobre as vantagens e desvantagens do ensino a distância?? Acesse!

Dúvidas sobre o vestibular, acesse!




VÍDEO






6 comentários:

Anônimo disse...

blog dahora ;D

Anônimo disse...

Aprendi a Importância em oque fazer quando terminar meu curso, ótimas explicacões.

Abraços

Jader disse...

hey show o blog mano ate descubri as coisas que nao sabia .

Abracos continuem assim...

Rakai disse...

Muito show o blog!

Alice disse...

cara... ameii o blog
d+ viu
me segue??? *---*

Anônimo disse...

adoreii , muito criativo :)

Postar um comentário