Qual a Importância do primeiro emprego?

Olá galera, retornamos pela última vez aqui com o novo tema, "Qual a importância do primeiro emprego?", estaremos colocando os principais pontos importantes, como a entrevista, o entusiamo, enfim, coisas que todos passarão. Colocaremos também a influência que ele poderá gerar com seu futuro profissional. Mas primeiramente queremos falar que, independente de quem ganhe neste desafio, estamos muito honrados de termos nossos fieis leitores, que, por momento algum não deixaram de olhar nosso blog, e até mesmo de fazer seu comentário. E para aqueles que estão chegando agora, vejam também, claro que no próximo desafio retornaremos, até breve galera, com certeza retornaremos muito melhor e mais forte! :D

FALOST

Qual a Importância do primeiro emprego?

O mercado necessita cada vez de mais profissionais, e como vimos durante o conteúdo proposto por Sonhadores, nos informaram da importância de um curso superior, o quanto o curso técnico encurta o caminho para o mercado, bem, enfim terminamos o conteúdo explicando da importância sobre o primeiro emprego. O mercado por sua vez, está com vagas disponíveis de emprego, ou seja, um lado a indústria procura por profissionais, e de outro, pessoas que não conseguem um emprego, justamente pro falta de qualificação para determinada área, ai que o curso técnico entrou inicialmente na história, onde explicamos que ele lhe proporcionara a qualificação necessária para que seja empregado na indústria. Mas para aqueles que desejam fazer algo mais além, podem optar por fazer um curso superior, um curso a longo período e com certas dificuldades, como mercado saturado, falta de oportunidades de emprego para determinada área, e a disputa par estar entre os melhores de seu curso.

Agora voltamos ao conteúdo, o primeiro emprego, desde bem escolhido, pode se tornar algo muito importante para sua vida profissional, principalmente se for em algo que tenha talento, podendo dedicar-se mais e mais, e por fim, com o tempo subir de cargo em cargo, desde do “chinelão”, para o supervisionador, gerente, diretor, vice-presidente e assim vai. Caso não tenha experiência de trabalho, e deseja ir trabalhar, não fique inventando tudo que é coisa só para chegar a conclusão de “esse ai não sabe o que vai fazer aqui” ou simplesmente inventar um monte de qualificações onde na verdade não fez nenhuma delas, enfim, não faça isso, fará com que gere uma falsa impressão sobre sua pessoa, e se caso não aconteceu isso, acontecerá, mais cedo ou mais tarde.

“Como é a influência do primeiro emprego para a minha carreira profissional???”

O primeiro de todos os empregos pode lhe gerar uma boa influência em determinada área caso realmente saiba do que faz, o que realmente queremos dizer é de que se você se der bem, e ver que aquilo é realmente do que gosta não importando com que salário esteja, carga horária e entre outros, pode se dar muito bem futuramente, ser admitido e ir trabalhar em lugares que jamais esperava trabalhar, conhecer gente nova, viagens de negócios e entre outras mil possibilidades, e aumentando essa experiência com o tempo, é bom começar a se informar mais sobre o mercado, manter uma rede de contatos e criar um network listando os principais profissionais da empresa, seja com que trabalha, quem compra, amigos que realmente lhe trarão benefícios e outras coisas, lhe ajudará caso necessite vender um produto, pedir auxílio, e gera uma influência muito grande em determinada negociação.

“Primeiro emprego, é futuro garantido???”


Não necessariamente, ele apenas pode ser uma entrada para o mercado, mas não garante que lhe traze rá um futuro já em mãos caso use de maneira correta, como havia falado anteriormente, uma boa influência, um bom network, lhe dará grandes oportunidades futuras, mas não aproveita-se desse recurso para ficar trocando de trabalho repentinamente a cada salário diferente que aparecer em sua frente, a não ser que ele seja realmente muito bom, e de que o trabalho que será feito valerá realmente aquilo, caso contrario, será prejudicado principalmente se esta nova empresa lhe demitir rapidamente. Para se ter um futuro de sucesso, estude, mantenha-se em um emprego fixo, subir de cargo de pouco em pouco, até chegar entre os melhores!

“Procura por primeiro emprego x Família sem recursos”

Outro problema comum nas cidades, ou até mesmo em sistemas rurais e que gostaríamos de comentar aqui, é sobre aquelas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de estar estudando, cursando uma faculdade ou até mesmo fazer um curso técnico, e que por fim, muitas vezes acabam na sarjeta, que pessoa necessita teve o sonho de estar dando o conforto para sua família, conseguir trazer o alimento e pagar as despesas? É galera, essas pessoas muitas vezes sem experiência alguma, vão para uma profissão qualquer e fazem serviços para todo que é lugar, e que com o tempo, podem deixar prejudicado sua carteira do trabalho. O que nós pensamos, é que muitas acabam desistindo de seus sonhos, dos ideais, para seguir em algo que realmente não dará um futuro, somente ficará naquilo, o que é bom fazer, é seguir em frente e procurar desde que seja uma indústria, uma vaga, não invente coisas, diga realmente de que não tem experiência alguma, mas que pode estar aprendendo e de que possui competência!

Texto feito com base nos conhecimentos adquiridos no decorrer do desafio, e também com a opinião própria da equipe.

"Autoestima, pode afetar quando menos se espera.
"

Para aqueles que desejam o sucesso profissional e uma boa vida, o autoestima é um fator crítico nessa história, uns já nascem sabendo dominá-las, outros, tem um trabalho árduo para conseguir desenvolvê-la, no final de tudo todos precisamos cultivá-la sempre, ela é um processo contínuo, sempre melhorando, sempre nos trazendo coisas novas. Um problema enfrentado sobre ela em relação ao mercado, arrogância e autoestima não são sinônimos, enquanto uma cega, justamente por seu ego impedir reconhecimento do parceiro, ou colega de trabalho, a autoestima é o brilho para o autoconhecimento. Devemos refletir, comparar, e principalmente, observar para se obter um melhor diagnóstico para que o indivíduo, saiba reconhecer seus limites, aprender mais sobre seus pontos fracos e colocar toda sua força na potencialização de seus pontos fortes.

Saber balancear o reconhecimento da pequenez de nossa existência frente a um grande universos, saber que ao mesmo tempo a importância relativa de nossa existência é por sermos únicos que poder ser a palavra-chave para o sucesso no mercado. Nosso senso, para quem sabe realmente do que falo, é insubstituível, não há como mudá-lo, isso realmente é verdade, pode-se substituir quantas tarefas, atividades e até mesmo funções propriamente nossa no mercado de trabalho, não iremos mudar o senso comum. Ao sermos descartados da função ou de uma empresa que foi marco para seu primeiro emprego, deve-se lembrar que nossa “peça” não se encaixa naquele espaço, então haver uma boa dose de auto conhecimento não será muito difícil reconhecer seus erros, saber em que pontos melhorar e encontrar principalmente uma área em que necessita de uma pessoa como você, o que queremos chegar é de que, a pessoa que arruma seu primeiro emprego, entra para o mercado sem experiência alguma, deve começar a analisar isto, veja como é este mercado, como eles te enxergam lá dentro, descubra seus pontos fortes e fracos, reconheça o seu autoestima e o aprimore, com isto, com certeza se dará bem não necessariamente no primeiro emprego, porque não acaba ai, tem muita coisa pela frente, e estamos melhorando pouco a pouco, veja que empresas buscam novos talentos e mostre o que você tem, toda sua capacidade, seu auto conhecimento. Por fim, boa sorte!

Fonte: http://meuprimeiroemprego.wordpress.com/category/primeiro-emprego/

"Deseja ser empregado e o nervosismo atrapalha durante a entrevista? Então leia isto!"


Quem pretender ir para uma entrevista, esta nervoso ou um medo de encarar o que virá pela frente tem risco de comprometer todo o processo de seleção para novos empregados, a entrevista é algo único, uma única chance que tem para o candidato de mostrar ser a pessoa ideal para a vaga, então precise ter muita calma nesta hora, e tente principalmente controlar a ansiedade. Haver um preparo inicial é o primeiro passo de todos, saiba ser claro e objetivo, não fique enrolando o entrevistador com dados que previamente foram colocados no currículo, somente mostre aqueles que mereça mais destaque para se falar, veja bem quais são suas qualidades e defeitos antes de que o perguntem, e veja como pode estar tentando superá-los, o que lhe marca em sua personalidade afinal? Como isso tudo vai me ajudar no meu futuro profissional? Enfim, diversas perguntas que devemos estar fazendo a si mesmo, para que esteja pronto para respondê-las, informar-se sobre a empresa em que pretender conseguir a vaga é algo muito importante neste processo de escolha por novos profissionais, principalmente para aqueles que vão em busca do primeiro emprego e que desejam ter um futuro marcante pela frente, sabendo tudo isso, pode ser claro, objetivo e principalmente estar seguro com a entrevista, esqueça o nervosismo.

Fontes: http://gloss.abril.com.br/sua-grana/conteudo/como-se-comportar-entrevista-emprego-392176.shtml

http://www.abril.com.br/noticia/estilo/no_296595.shtml
Mercado de Trabalho: Empresas buscam Novos Talentos


"Empresas buscando por novos talentos"


Com a procura por novos talentos, como dito anteriormente, é justamente por causa do crescimento na economia, fazendo com que empresas brigassem por novos talentos para preencherem postos, como cargo de gerente e até mesmo diretor. No ano passado, frente a crise, essa questão por procura de novos talentos havia sido colocada de lado, mas com o novo cenário positivo, e as empresas começam então a se preocupar com a “falta de gente”.

Diante a novas estratégias que o mercado arrumou para sustentar o crescimento, empresas avistam que à falta de profissionais qualificados e com competência de assumi-los. Algumas optaram pela formação de novos profissionais, como a mineradora Vale que resolveram optar por contratar alunos de pós-graduação em engenharia ferroviária. Com a disputa por profissionais, fica então na mão dos empregados o poder para negociar com seu chefe um aumento de salário ou de uma melhor promoção, uma orientação importante que as empresas recebem de consultores, é de ficar em olho nos novos talentos, uma maneira que arrumaram para que empregados fizessem melhores, um curso de atualização pode lhe beneficiar em uma promoção ou uma proposta melhor do concorrente de emprego.

Fonte: http://www.vagaemprego.com.br/2010/02/01/mercado-de-trabalho-empresas-buscam-novos-talentos/

Aprofundando ao tema

"Estágio, influência para o primeiro emprego"

O estágio, uma excelente ferramente para seleção, recrutamento e treinamento de pessoas para as empresas, uma das vantagens que se pode obter é a possibilidade de contratar pessoas acessíveis a novas ideias, com planos de trabalhos definidos, pessoas que não tem dificuldade em se adaptação de profissionais refratários a mudanças. As empresas com certa procura, justamente para manter uma postura de empresa de responsabilidade social e competitiva do mercado, apostam cada vez mais na capacidade de aprendizado e desenvolvimento de jovens estagiários. Os preferidos nessa escolha são aqueles que tem uma mente arejada, e um perfil eclético, com atitudes comportamentais de maior flexibilidade, havendo grandes inovações para a empresa, e se adaptando a elas, e por fim, haver um relacionamento interpessoal.

Uma dica que damos para os estagiários e que, provavelmente estão em seu primeiro emprego, mostre seu talento e ideias criativas que possam beneficiar os negócios, ou seja, demonstre toda sua capacidade em agregar os conhecimentos teóricos que trazem da escola de origem, para as novas tecnologias atuais nos processos produtivos e de serviços. E com isto, empresas ficam com perspectiva para “moldar”, e ajustar estes profissionais, podemos se dizer, “talentos”, de acordo com suas necessidades, e formando os futuros profissionais para a empresa, após conclusão de estágio. Na parte dos estagiários, ao trabalhar mesmo que seja por um salário baixo, ganharão algo muito melhor, experiência profissional, e com a avaliação de seu desempenho, no sentido de saber de que as atividades desenvolvidas por determinada área em que estuda está realmente de acordo com aquele estágio, gerando expectativas em torno do curso de formação e também, da formação da carreira profissional escolhida.



DEPOIMENTOS DO GRUPO

Filipi

Eu ainda não cheguei a esta chance de estar fazendo uma entrevista e ser empregado, mas creio que é a parte mais difícil de todas, principalmente para aqueles que tem dificuldade em comunicar-se, o que demonstraria certo nervosismo na entrevista e também a falta da autoconfiança, bom, como dito, o futuro pra mim espero que esteja nele, pois meu objetivo, é de estar concluindo o curso técnico em eletromecânica, fazer estágio, e por fim, ter meu primeiro emprego, onde pouco a pouco irei me aperfeiçoar e subir de cargo, isso não é um sonho, e sim uma meta! E para "gran finale" disso tudo, farei minha faculdade, antes do desafio, eu tinha como objetivo fazer engenharia mecânica, e ao decorrer das postagens, eu parei para pensar melhor no que fazer, algo que eu goste realmente, que no meu caso, é mais para exatas, ter um bom desafio, algo surpreendente a fazer, claro, sempre desafiando o conhecimento.

Bruno

Uma coisa que eu vejo que ajuda muito no primeiro emprego são projetos que indicam jovens tanto para estágio quanto para cargos em boas empresas com nome. Algo que também ajuda são indicações de professores ou coordenadores de cursos, por em maioria já terem algum contato maior com empresas, acontecendo um encaminhamento do Aluno mais rapidamente do que ele levasse o seu curriculum ao contratante.

Com nossa própria pesquisa vi algumas boas maneiras de se portar em uma entrevista, tendo um julgamento melhor pelo avaliador,também penso que um estágio mesmo que começando por baixo é possível crescer em alguma empresa rapidamente apenas com alguma boa determinação.

Francisco

Certamente todos visam chegar ao posto desejado em sua carreira profissional seja ela qual for, certamente é necessário dedicação para chegar onde se deseja e com o decorrer de todas estas semanas de desafio já sabemos o que fazer para chegar lá.

Agora coloque em prática o que você aprendeu aqui com nós Sonhadores e conquiste seus objetivos, seus sonhos.

Links interessantes

DHL seleciona para programa trainee de 2010 (recomendo)

Caça-talentos de jovens executivos dão dicas para carreira

Jornal - "MISSÃO JOVEM" (recomendo)


10 Dicas importantes para entrevista e trabalho



Vídeo


8 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo conteúdo, principalmente por terem abordado todo o conteúdo do desafio do conhecimento e demonstrarem ter aprendido várias coisas! Com certeza levarão para o futuro profissional, vocês merecem! vlw.

Amanda disse...

Parabéns pelo desempenho no Desafio do Conhecimento!!!

Eduardo disse...

Parabéns pela conquista, sempre apostei em vocês, botei fé e vocês conseguiram!!!

C&C disse...

Parabéns novamente!!!
Muito bom o Blog de vocês!!!

Até o Desafio do ano que vem :D

Ahhh...também ficamos curiosas em relação ao 3° lugar!

Guga disse...

Parabéns galera, vocês merecem!!!

Luiz disse...

Isso ai triosonhadores parabens

Anônimo disse...

Parabéns!!!

Anônimo disse...

10cric login - Golden Casino
10cric login. For the most convenient 11bet login to Golden Casino you can log into your account at any 10cric time, without downloading any software. It's gioco digitale

Postar um comentário